sexta-feira, 6 de novembro de 2015

NOVA TURMA / 1º SEMESTRE DE 2016

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA NOVATURMA

 1º SEMESTRE DE 2016

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
 ABORDAGENS POÉTICA, LITERÁRIA E PERFORMÁTICA
Coordenação do curso: Prof. MS. Giuliano Tierno de Siqueira e Profa. MS. Letícia Liesenfeld Erdtmann


Inscrições até 12 de fevereiro de 2016


1. Funcionamento do curso:
1.1 - O curso de pós-graduação lato sensu a Arte de Contar Histórias - Abordagens poética, literária e performática, foi concebido no final do ano de 2009 e implantado no início do ano de 2010. O curso é oferecido e realizado pela FACON – Faculdade de Conchas no pólo A CASA TOMBADA localizado à Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes – São Paulo/SP – Fone (11) 3675-6661.
1.2. – Turma semanal (segundas-feiras):
Início: 29 de fevereiro de 2016 - Término: Março de 2018
1.3 – Sobre as turmas:
1.3.1 - As aulas acontecerão semanalmente, de maneira presencial às segundas-feiras, no Pólo A Casa Tombada, exceto feriados, das 19h30 às 22h30. Além das aulas, os alunos serão convidados a participar de atividades facultativas que envolvem o conto e o pensamento sobre o contador de histórias nos contextos tradicionais e urbanos distribuídos ao longo dos 24 (vinte e quatro) meses de realização do curso. É obrigatória a presença do aluno em ao menos 75% da carga horária das aulas. O curso tem a carga horária total de 420 horas  e duração de 24 meses.
1.4 – Conteúdo Programático:
1.4.1. Fundamentos da Arte de Contar Histórias – Prof. MS. Giuliano Tierno de Siqueira
1.4.2. Poética e Retórica do Corpo na Narração Oral – Profa. MS. Letícia Liesenfeld Erdtmann
1.4.3. A Narrativa em Cena – Profa. MS. Ligia Borges
1.4.4. Ateliê de Voz – Profa. MS. Renata Gelamo
1.4.5. O Uso de Objetos na Performance Narrativa – Profa. ESP. Kelly Orasi
1.4.6. Laboratório de Produção de Canções (para o Conto) – Profa. Ana Luisa Lacombe
1.4.7. Performance Narrativa (Corpo, Objeto, Texto) – Profa. ESP. Simone Grande
1.4.8. O Livro para a Infância – Profa. ESP. Cristiane Rogerio
1.4.9. Contos Tradicionais e Contos Contemporâneos – Profa. MS. Ivani Magalhães. Prof. MS. Giuliano Tierno de Siqueira e Profa. ESP. Andréia Sousa.
1.4.10. (A)bordar a Escrita – Profa. MS. Ângela Castelo Branco
1.4.11. A corporeidade da palavra e a tatilidade do dizer do corpo – Profa. Dra. Juliana Jardim Barboza
1.4.12. Metodologia da Pesquisa Científica – Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov
1.4.13. TCC (artigo de conclusão de curso)
*  Os cronogramas das aulas serão entregues no começo de cada semestre.
** O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser concluído em até 90 dias após o término das disciplinas. Entende-se por TCC nesse curso, a preparação e apresentação pública de um artigo científico para uma banca de especialistas. mestres e/ou doutores.
2.Abertura das inscrições:
2.1 - A inscrição para a participação do processo de seleção para o curso de pós-graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias – abordagens poética, literária e performática, poderá ser efetuada pelo e-mail contarhistorias.pos@gmail  ou presencialmente no Pólo da FACON (Faculdade de Conchas) A Casa Tombada, localizada à Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes – São Paulo/SP, de 26 de outubro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016.
 2.2 - Para efetuar a inscrição o candidato deverá encaminhar via e-mail, (contarhistorias.pos@gmail.com), digitalizado ou pessoalmente no pólo A Casa Tombada (Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes – São Paulo/SP das 14h às 20h) a ficha de inscrição preenchida (baixar no site www.acasatombada.com.br), cópia simples do Diploma de Conclusão de Graduação e uma carta de intenção (com no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas descrevendo as motivações para participar do curso).
2.3 - Após o envio da documentação o candidato receberá um e-mail informando: “Sua inscrição foi efetuada com sucesso. Aguarde o agendamento para realizar a entrevista”.
3. Processo de seleção:
3.1 - Após a inscrição os candidatos passarão pela seguinte seleção:
3.1.1 - Análise da carta de interesse.
3.1.2 - Entrevistas: os selecionados serão comunicados via e-mail ou telefone acerca das datas para participar da segunda etapa. A entrevista ocorrerá de 15 a 17 de fevereiro, (com horários previamente agendados em comum acordo entre a equipe de coordenação e o candidato) no Pólo da FACON (Faculdade de Conchas) A Casa Tombada localizado à Rua Ministro Godói, 109 – em frente à lateral do Parque da Água Branca, a cinco minutos caminhando da Estação Barra Funda do Metrô.
4. Matrículas:
4.1 - Os aprovados deverão efetuar suas matrículas pessoalmente portando toda a documentação (vide item 5) nos dias 18 ou 19 de fevereiro de 2016, das 14h às 20h no Pólo da FACON (Faculdade de Conchas) A Casa Tombada localizado à Rua Ministro Godói, 109 – em frente à lateral do Parque da Água Branca e a cinco minutos da Estação Barra Funda do Metrô.
5. Documentação necessária para a matrícula:
5.1 No ato da matrícula o candidato deverá entregar IMPRETERIVELMENTE  a documentação completa (não serão aceitas matrículas com a documentação incompleta):
- 1 foto 3x4;
- Xerox simples do CPF e RG ou CNH;
- Xerox autenticado do Diploma do Curso de Graduação (não serão aceitos certificados, apenas DIPLOMAS);
- Xerox autenticado do Histórico Escolar;
- Xerox simples da certidão de nascimento ou casamento;
- Xerox simples de reservista;
- Xerox simples do título de eleitor e comprovantes da última eleição;
- Xerox simples do comprovante de residência.
6. Dos pagamentos:
6.1 - No ato da matrícula o aluno deverá efetuar o pagamento da primeira, das 24 parcelas do curso. As parcelas terão o vencimento todo dia 5 de cada mês. As demais parcelas serão consecutivas e terão vencimentos via boleto bancário todo dia 5 de cada mês a partir de abril de 2016.
6.2 - Valor das parcelas do curso: R$ 537,00 cada. (24 parcelas)
6.3 - Número de parcelas totais do curso (incluindo preparo e entrega do TCC): 24 meses, com vencimento todo dia 10 de cada mês.
* Caso o aluno não entregue o TCC (artigo) em até 90 dias após a conclusão das disciplinas serão acrescidas novas parcelas (além das 24 previstas) até a conclusão do trabalho.
**Desconto de 5% para professores e bibliotecários, sócios da Cooperativa Paulista de Teatro, associados da ONG Viva e Deixe Viver e profissionais vinculados à Educatho.
*** Os alunos terão direito, caso queiram, à carteirinha de estudante da Faculdade, contudo essa carteirinha, por tratar-se de um curso de pós-graduação, não garante a emissão do Bilhete Único de Estudante. O valor da carteirinha, para os interessados em adquiri-la é de R$ 20,00 (reais) pagos no ato da matrícula.
7. Local de realização do curso:
As aulas acontecerão de maneira presencial no Pólo da FACON (Faculdade de Conchas) A Casa Tombada localizado à Rua Ministro Godói, 109 – Em frente à lateral do Parque da Água Branca e a cinco minutos caminhando da Estação Barra Funda do Metrô).


INFORMAÇÕES
Fone: 11 – 3675-6661 (das 14h às 20h)

INSCRIÇÕES
A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação]
Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes – São Paulo/SP
(das 14h às 20h)
Ou por e-mail
e-mail: contarhistorias.pos@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário